Horário de Atendimento da Prefeitura: 08h às 13h30
Rua Prudente de Moraes, 93 – Centro - CEP: 12.380-000 - CNPJ: 46.694.121/0001-81
Telefone: (12) 3972-6620
comunica@santabranca.sp.gov.br


ACESSO RÁPIDO:

ISSOnline / NFSe | 2° Via de Tributos | Guias de ITBI | Empresa | Formulário de Requerimento | Consulta Protocolo | RH Online | Recadastramento Imobiliário


Nota de Esclarecimento – Boletim Epidemiológico

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação às informações divulgadas no boletim municipal COVID-19, onde existem questionamentos em mídias sociais referente aos dados dos óbitos, a Diretoria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica do Município esclarecem que: 

Existe morosidade nas informações enviadas ao Município para que sejam incluídas no boletim municipal. Os dados divulgados são obtidos através do sistema nacional SIVEP (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica), as informações chegam até esse sistema através dos dados inseridos pelos hospitais onde ocorreram os óbitos. Ocorre que, em alguns casos são informados na declaração de óbito pelo hospital identificando o paciente como “suspeito COVID”, após é necessário à verificação do laudo do exame realizado e se identificado  como negativo, é necessário que o município faça uma notificação ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), uma vez que a suspeita COVID não foi confirmada, sendo necessário  a retirada desse óbito da contagem do município. 

Outra questão, identificada no município é de que houveram óbitos por COVID incluídos no município de Santa Branca, sendo que na realidade não são munícipes, desta forma também será encaminhada notificação a GVE para exclusão desta contagem. 

Quando o óbito ocorre no município, a Vigilância Epidemiológica Municipal obtém as informações com maior rapidez, viabilizando a inclusão mais célere no boletim.

A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que os dados dos óbitos ocorridos desde a semana anterior, foram encaminhados em 04/05/2021 pela GVE, sendo assim, a Vigilância Epidemiológica Municipal fará a análise da declaração de óbito e o teste realizado no paciente,  afim de constatar a compatibilidade entre esses, para divulgação e computo na estatística para “óbito por COVID-19”.

Acessibilidade