Horário de Atendimento da Prefeitura: 08h às 13h30
Rua Prudente de Moraes, 93 – Centro - CEP: 12.380-000 - CNPJ: 46.694.121/0001-81
Telefone: (12) 3972-6620
comunica@santabranca.sp.gov.br


ACESSO RÁPIDO:

ISSOnline / NFSe | 2° Via de Tributos | Guias de ITBI | Empresa | Formulário de Requerimento | Consulta Protocolo | RH Online | Recadastramento Imobiliário


Calendário Eventos Municipais

Carnaval

Uma das maiores festas de Santa Branca é o Carnaval de rua. A cidade promove com apresentações gratuitas nos quatro dias de carnaval, com os blocos da cidade e bandas na praça que alegram a população ao ritmo de marchinhas, sambas e outros ritmos brasileiros.

No sábado de carnaval, na parte da manhã, há também o tradicional jogo de futebol de saia, no qual os jogadores se fantasiam de mulher e fazem uma partida muito divertida para todo o público.


Aniversário da cidade (Desfile Cívico e FASBRA)

Comemorado dia 22 de maio, a semana do aniversário de Santa Branca promove o “Desfile Cívico” com a participação das escolas e principais entidades da cidade. O desfile abre as comemorações que seguem com a realização da FASBRA – Agroartesanal de Santa Branca (FASBRA).

A Feira já teve mais de 30 edições realizadas e mantém a tradição de apresentar à população santabranquense, uma programação diversificada, com shows musicais, rodeios, barracas de comidas típicas e artesanato. A Feira dura quatro dias (de quinta a domingo) e já é uma tradição na região, atraindo visitantes de todo o Vale do Paraíba.

 


Festa junina

A Festa Junina em Santa Branca é realizada pela Coordenadoria Municipal da Educação e reúne todas as escolas da rede pública da cidade.

A festa ocorre na Praça da Matriz e todos os anos conta com barraquinhas variadas (comidas, bebidas, doces, jogos), quadrilha e diversas apresentações artísticas.


Trilhão de Motos


Semana Santa

A Semana Santa mantém as tradicionais procissões do Encontro (na quarta-feira), das Dores de Maria (quinta-feira), do Senhor Morto (na sexta-feira) e a Via Sacra, um espetáculo teatral ao ar livre que narra a Paixão de Cristo.


Festa do Divino

A Festa do Divino dura em média uma semana e mescla religião e manifestações populares. As celebrações acontecem na Igreja Matriz de Santa Branca onde as comunidades religiosas se reúnem para promover a “entrada das bandeiras”. Após a missa a celebração continua na Praça Ajudante Braga, com shows de evangelização, exposições de imagens sacras, quermesse com comidas típicas, e a tradicional folia do Divino com danças populares.


Festa da Padroeira

Realizada no mês de setembro, a Festa da Santa Branca também abrange cerimônias religiosas como a novena da Padroeira e as atrações populares com quermesses e apresentações musicais.


Festas na zona rural

Na zona rural, destacamos as festas de Maria Graciano, da Capelinha, do Descampado, da Piedade e de São Sebastião.

Em todas elas, há a presença de mestres-capelas, danças populares (como o Moçambique e a dança de São Gonçalo), leilões de prendas e as tradicionais comidas: café com biscoito e o “afogado” (carne cozida com batata, servido com farinha de mandioca).

Santa Branca é um dos poucos municípios do Vale do Paraíba que ainda conta com Mestres-Capelas, pessoas leigas encarregadas das rezas em homenagem aos santos nas festas rurais. Esses mestres mantêm a mesma estrutura das rezas rurais do século XIX com sequencias e ladainhas cantadas, ora em português, ora em latim (popular) com foguetes e toque de sinos.


Cavalgada da Sobriedade

Realizada anualmente no mês de maio, é um evento promovido CESB – Crianças Especiais de Santa Branca, com a venda de pratos típicos como, Afogado, feijão tropeiro, arroz carreteiro, entre outros, além de exposições de cavalos e cavalgadas.


Festa da Tradição Caipira

O evento acontece no mês de Novembro e é realizado pela CESB – Associação Crianças Especiais de Santa Branca; com barracas de comidas típicas e tradições da Cultura Caipira, como a Galinhada, Café com Biscoito e os Bailões Sertanejos. A festa acontece no Recinto da FASBRA – Feira Agro-Artesanal de Santa Branca, em parceira com Prefeitura Municipal de Santa Branca.

O evento é beneficente em prol da instituição. A entrada é franca e o dinheiro arrecadado com a venda de alimentos é destinado para os projetos da CESB. Hoje, a Associação Crianças Especiais de Santa Branca oferece atividades diferenciadas e acompanhamento médico para crianças com necessidades especiais.


Litoral em Cena

Festival de Teatro realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte e com o Governo do Estado de São Paulo, o Litoral Encena tem a fabulosa missão de fomentar a produção cênica por diversas cidades incluindo Santa Branca no roteiro de cidades que recebem apresentações, reunindo em si o melhor nas linguagens do teatro de rua, do teatro de bonecos e do circo, de maneira ampla, além da excelência técnica entre os grupos selecionados, ocupando praças, teatros, escolas e os mais diversos espaços alternativos, em zonas urbanas ou rurais.

Acessibilidade