Horário de Atendimento da Prefeitura: 8h às 17h
Rua Prudente de Moraes, 93 – Centro - CEP: 12.380-000
Telefone: (12) 3972-6620 | Fax: (12) 3972-0104
comunica@santabranca.sp.gov.br

Prédios Históricos

Igreja Matriz de Santa Branca

Igreja Matriz (1)A Igreja Matriz da cidade constitui o mais importante conjunto arquitetônico de Santa Branca. Suas raízes têm origem na antiga capela, ponto de intersecção no tempo de dois ciclos econômicos diferentes: o das “lavouras de subsistência” e o do “café”.

A capela foi construída por escravos em 1828, levantada sobra alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então a base geradora do atual prédio.

O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial.

Localização: Praça Ajudante Braga, no Centro do município.
Acesso: situado na principal praça da cidade, todas as vias urbanas dão acesso ao patrimônio.


Edifício Ajudante Braga (Câmara Municipal)

Camara_7O Edifício Ajudante Braga destaca-se pela sua beleza arquitetônica, realçando o patrimônio histórico localizado no Centro da cidade.

Construído pelo Ajudante Braga na época imperial com mão de obra escrava, o prédio ainda conserva seus lustres, constituindo um marco histórico da época áurea do café.

Atualmente o edifício pertence à Câmara Municipal de Santa Branca, mas recebe também visitantes que se interessam pelo prédio histórico.

Localização: Praça Ajudante Braga, no Centro de Santa Branca.
Acesso: Centro da cidade, todas suas vias dão acesso à praça.


Igreja do Rosário

Rosario_2Construída em 1869, em taipa de pilão e com duas torres (característica marcante dos mestres de construções em taipa da época), é conhecida apenas como “Igreja do Rosário”, mas na verdade é dedicada a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito.

Seu uso é público, recebendo anualmente diversos fiéis em eventos religiosos, além de turistas interessados em conhecer o patrimônio religioso da cidade.

Localização: Praça Rui Barbosa, Centro.
Acesso: na parte baixa da cidade, a Igreja é de fácil acesso, localizando-se perto das saídas para Salesópolis e Jacareí.


Mercado Municipal

MercadoMunicipal (4)O antigo mercado tinha sido construído no fim da década de 1860. Funcionou até meados da década de 1920, quando foi demolido e deu lugar ao atual prédio.

A construção do Mercado Municipal foi finalizada em 1928 e tinha por finalidade abrigar os pequenos produtores agrícolas do município para comercialização de seus produtos.

No dia 14 de abril de 2002 um grande incêndio destruiu parcialmente o prédio. Entretanto, com esforços da administração e da população, foi reinaugurado em 2004.

Localização: Rua Independência, Centro.
Acesso: fácil acesso, região central do município.


Capela São Sebastião

Capela São SebastiãoConstitui uma pequena Capela construída pelos fiéis a São Sebastião no início do século, sendo um patrimônio conservado, e visitado por turistas e seu uso é público.

Está localizado na Zona Urbana do Município no Bairro São Sebastião.

 

 

 

 

 

 

 

 


Conheça nossos prédios históricos

Fotos: Guilherme Machado